Cápsula, pó ou gomas? Qual o melhor jeito de consumir colágeno?

A escolha entre cápsulas, pó ou gomas para consumir colágeno depende das preferências pessoais e do estilo de vida de cada indivíduo. Além disto, a dose de colágeno também pode influenciar a forma de administração mais adequada. Veja as informações sobre cada uma dessas formas de consumo para ajudar na decisão:

Cápsulas

Os suplementos de colágeno em cápsulas são convenientes e fáceis de transportar. A vantagem das cápsulas é que elas oferecem uma dosagem precisa, facilitando o controle da quantidade de colágeno consumida. A desvantagem é que as cápsulas têm um tamanho padrão e uma capacidade limitada para conter uma determinada quantidade de pó. Por exemplo, uma cápsula pode comportar entre 500 mg a 1 g de pó, dependendo do seu tamanho. Portanto, encapsular uma dosagem alta, como 15 g de colágeno, em uma única cápsula seria impraticável, sendo necessário a ingestão de muitas cápsulas grandes ao dia, o que pode inviabilizar seu uso.

O colágeno em pó é uma forma versátil e pode ser facilmente adicionado a diferentes alimentos e bebidas. Possibilita facilmente uso de dosagens mais altas de colágeno. Pode ser misturado em sucos, smoothies, iogurtes, sopas ou até mesmo em receitas de panificação. Essa opção permite personalizar a dose de colágeno de acordo com as necessidades individuais. Além disso, o colágeno em pó costuma ser mais rapidamente absorvido pelo organismo.

Gomas

As gomas de colágeno têm se tornado uma opção popular e, especialmente para aqueles que têm dificuldade em engolir cápsulas ou preferem uma forma mais agradável de consumir suplementos. Elas são fáceis de mastigar e podem ser encontradas em diferentes sabores. Entretanto, também pode ser inviável para doses altas de colágeno. Assim como as cápsulas, as gomas têm uma capacidade limitada para conter uma quantidade significativa de colágeno devido ao seu tamanho e volume. Geralmente, as gomas de colágeno têm uma dose mais baixa, variando entre 1 g a 5 g por porção. Para atingir doses mais altas, seria necessário consumir várias gomas de colágeno, o que pode não ser prático para algumas pessoas. Além disto, é importante verificar a composição das gomas de colágeno, pois algumas marcas podem adicionar açúcares e ingredientes adicionais que podem não ser desejados.

É importante ressaltar que a eficácia do colágeno não está diretamente ligada à forma de consumo (cápsulas, pó ou gomas), mas sim à qualidade do produto e à dosagem adequada. Portanto, é fundamental seguir as recomendações de consumo indicadas pelo fabricante ou consultar um profissional de saúde para obter orientações personalizadas.

Vivian Zague
August 16, 2023
Conheça outros conteúdos!
Qual a diferença entre Controle e Gestão de Qualidade?
Qualidade é uma das áreas essenciais para o funcionamento de qualquer fábrica, mas você sabe a diferença entre “Controle de Qualidade” e “Garantia de Qualidade”?
Leia mais
Tomar ou Aplicar Colágeno: Qual a Melhor Opção?
O colágeno é uma proteína fundamental encontrada no corpo humano, mas que diminui com o tempo e muitas pessoas consideram tomar suplementos quando os sinais do envelhecimento aparecem. Mas você sabe as diferenças entre tomar, aplicar cremes ou injetáveis de colágeno?
Leia mais
Colágeno é Seguro para Cachorros?
Você já se perguntou se colágeno é seguro para cachorros? Leia este artigo e saiba mais sobre os benefícios da suplementação de colágeno para cachorros.
Leia mais
Acessar o blog