É fundamental destacar a crescente busca por um estilo de vida ativo entre os brasileiros. A corrida é o esporte que mais tem se consolidado como uma das principais atividades físicas, tanto por sua acessibilidade quanto pelos benefícios para a saúde física e mental.
O estudo "Por Dentro do Corre" realizado pela Olympikus em parceria com a Box1824, revelou que a corrida já conta com 13 milhões de praticantes no Brasil, consolidando-se como o quarto esporte mais praticado do país – ficando atrás apenas da caminhada (39%), musculação (23%) e futebol (15%). Além disso, grande parte dos corredores destacou que a corrida vai muito além da busca por performance, sendo percebida principalmente como uma ferramenta para alcançar qualidade de vida e bem-estar, reforçando sua importância como uma atividade física acessível e de impacto positivo na saúde.
Nesse contexto de crescente engajamento em atividades físicas como a corrida, a suplementação com colágeno tem se destacado como uma aliada para aqueles que buscam manter um desempenho físico otimizado e prevenir lesões na reparação integral dos tecidos conjuntivos.
O artigo a seguir trará um compilado de estudos sobre a suplementação nutricional de peptídeos de colágeno em pessoas fisicamente ativas com foco em melhorar e fortalecer a mobilidade e a recuperação musculoesquelética.
A síntese do colágeno ocorre principalmente em fibroblastos, condroblastos e osteoblastos, células responsáveis pela produção da matriz extracelular dos tecidos conjuntivos. Esse processo passa por diferentes estágios, começando com a produção de pré-colágeno no interior das células, seguido pela coordenação do procolágeno para o meio extracelular, com a atividade de enzimas específicas que promovem a maturação das fibras, e finalmente, a formação de uma rede estruturada de colágeno, que confere resistência mecânica e elástica aos tecidos.
Em pessoas ativas, o colágeno passa por um ciclo contínuo de síntese e manipulação especialmente em tendões, ligamentos e cartilagens, que são constantemente submetidos ao estresse mecânico durante o exercício. Esse equilíbrio pode ser influenciado por fatores como intensidade do treino, envelhecimento e disponibilidade nutricional, tornando a suplementação de colágeno uma estratégia importante para regeneração e manutenção dos tecidos conjuntivos, prevenindo lesões e melhorando o desempenho físico e a qualidade de vida.
A suplementação de peptídeos de colágeno específicos tem sido associada a melhorias no desempenho de atividade física, sobretudo corrida, em mulheres fisicamente ativas, mas seus efeitos em homens ainda não eram claros na literatura. Para investigar esta questão, um estudo recente (2024) avaliou os impactos da suplementação dos peptídeos de colágeno específicos combinado com um programa de treinamento de corrida.
O estudo foi conduzido como um ensaio clínico duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, envolvendo 32 homens com idade média de 28,4 anos. Durante 12 semanas, os participantes seguiram um protocolo de treinamento simultâneo, que incluiu 60 minutos de corrida contínua de treinamento moderado e 15 minutos de treinamento de resistência dinâmica. Eles foram divididos em dois grupos: um grupo ingeriu diariamente 15 g de peptídeos de colágeno específicos, enquanto o grupo controle recebeu um placebo.
Para avaliar os efeitos da intervenção, os pesquisadores mediram a resistência na corrida por meio de testes ergométricos e avaliaram a composição corporal por meio de análise de impedância bioelétrica.
Os resultados demonstraram que, após 12 semanas, os participantes que receberam a suplementação de colágeno continham um aumento significativamente maior na distância percorrida no teste de tempo, com uma melhoria média de 1727 metros, enquanto o grupo controle obteve um aumento de 1018 metros. Em relação à composição corporal, ambos os grupos perderam massa gorda e ganharam massa livre de gordura.
Uma revisão sistemática avaliou o impacto da suplementação de peptídeos de colágeno combinada com exercícios na saúde musculoesquelética, focando em sua influência sobre articulações, composição corporal, dor muscular síntese de proteínas. A pesquisa analisou 15 ensaios clínicos randomizados com atletas recreativos, idosos e mulheres pré-menopáusicas não treinadas.
Os resultados indicaram que a suplementação de colágeno mostrou benefícios significativos na funcionalidade das articulações, reduziu a dor e melhorou a recuperação de lesões articulares. Também foram observadas melhorias na composição corporal, força e recuperação muscular, sugerindo que a suplementação de 15 g/dia pode aumentar as taxas de síntese de colágeno nos tecidos conjuntivos.
O Genu-in® Life traz peptídeos de colágeno bioativo e de alta pureza, com um teor proteico superior a 97%.
Primeiro colágeno do mercado formulado com a tecnologia Peptide Profile Tailoring, uma técnica que combina hidrólise enzimática e análise proteômica avançada, garantindo
É indicado para ação 360º, atuando no organismo de acordo com a reais necessidades individualizadas de cada pessoa e pode ser um grande aliado na rotina de corredores ou praticantes de atividades físicas diversas!
Siga a Genu-in® no INSTAGRAM e acompanhe conteúdos exclusivos!
Fontes
Jerger S, Jendricke P, Centner C, Bischof K, Kohl J, Keller S, Gollhofer A, König D. Effects of Specific Bioactive Collagen Peptides in Combination with Concurrent Training on Running Performance and Indicators of Endurance Capacity in Men: A Randomized Controlled Trial. Sports Med Open. 2023 Nov 7;9(1):103. doi: 10.1186/s40798-023-00654-9. PMID: 37935999; PMCID: PMC10630299.
Khatri M, Naughton RJ, Clifford T, Harper LD, Corr L. The effects of collagen peptide supplementation on body composition, collagen synthesis, and recovery from joint injury and exercise: a systematic review. Amino Acids. 2021 Oct;53(10):1493-1506. doi: 10.1007/s00726-021-03072-x. Epub 2021 Sep 7. PMID: 34491424; PMCID: PMC8521576.
Balshaw TG, Funnell MP, McDermott EJ, Maden-Wilkinson TM, Massey GJ, Abela S, Quteishat B, Edsey M, James LJ, Folland JP. The Effect of Specific Bioactive Collagen Peptides on Tendon Remodeling during 15 wk of Lower Body Resistance Training. Med Sci Sports Exerc. 2023 Nov 1;55(11):2083-2095. doi: 10.1249/MSS.0000000000003242. Epub 2023 Jul 5. PMID: 37436929.
Bischof K, Moitzi AM, Stafilidis S, König D. Impact of Collagen Peptide Supplementation in Combination with Long-Term Physical Training on Strength, Musculotendinous Remodeling, Functional Recovery, and Body Composition in Healthy Adults: A Systematic Review with Meta-analysis. Sports Med. 2024 Nov;54(11):2865-2888. doi: 10.1007/s40279-024-02079-0. Epub 2024 Jul 26. PMID: 39060741; PMCID: PMC11561013.