Colágeno pode ser encontrado em alimentos? Tem o mesmo efeito que suplementos?

Nos últimos anos, o colágeno tem ganhado destaque como um suplemento alimentar popular, disponível em diversas formas, como pó, cápsulas e bebidas. Esses suplementos são derivados de fontes animais, especialmente da pele bovina, e são processados por meio de tecnologia avançada para se obter a forma hidrolisada, ou seja, de peptídeos de colágeno. A tecnologia de produção dos peptídeos de colágeno envolve etapas que garantem uma composição molecular do produto para ser bem absorvido e efetivo.

No entanto, quando se trata de encontrar colágeno em alimentos naturais, a situação é um pouco mais complexa. Embora o colágeno esteja presente em várias fontes alimentares, como carnes, peixes, frango, caldo de ossos, é importante ressaltar que consumir esses alimentos não garante necessariamente um aumento na produção de colágeno no corpo.

A razão para isso é que o colágeno encontrado nos alimentos está em sua forma nativa, que consiste em fibras de colágeno longas e densas. Essas fibras são compostas por cadeias de aminoácidos ligadas entre si de uma maneira complexa. A digestão normal fragmenta as proteínas em aminoácidos, que são então absorvidos e utilizados pelo corpo para a síntese de novas proteínas, incluindo o colágeno. Assim, a maior parte do colágeno dos alimentos é digerida como qualquer outra proteína, resultando na liberação de aminoácidos individuais. Esses aminoácidos podem ser utilizados pelo organismo para diferentes funções, incluindo a síntese de novas proteínas, mas não necessariamente para a produção de colágeno.

Colágeno Nativo

Por outro lado, os suplementos de peptídeos de colágeno são formulados para fornecer uma forma facilmente absorvida e prontamente aproveitada pelo corpo. Os suplementos de colágeno hidrolisado passam por um processo chamado hidrólise, no qual as moléculas de colágeno são quebradas em peptídeos menores. Esses peptídeos de colágeno são compostos por cadeias mais curtas de aminoácidos e são projetados para serem mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Peptídeos de Colágeno

Ao consumir suplementos de colágeno hidrolisado, os peptídeos de colágeno podem ser absorvidos pelo intestino com mais eficiência do que o colágeno nativo dos alimentos. Isso ocorre porque sua estrutura é pré-digerida, facilitando a absorção de aminoácidos específicos envolvidos na síntese de colágeno. Ao tomar suplementos de colágeno na forma hidrolisada, os peptídeos específicos necessários para a síntese de colágeno são fornecidos em maior quantidade, o que pode ajudar estimular a produção dessa proteína no corpo.

Dessa forma, embora consumir alimentos ricos em colágeno possa fornecer nutrientes importantes para a saúde geral e a formação de proteínas no corpo, não há evidências conclusivas de que isso resulte em um aumento direto dos níveis de colágeno no organismo.

Vivian Zague
July 3, 2023
Conheça outros conteúdos!
Qual a diferença entre Controle e Gestão de Qualidade?
Qualidade é uma das áreas essenciais para o funcionamento de qualquer fábrica, mas você sabe a diferença entre “Controle de Qualidade” e “Garantia de Qualidade”?
Leia mais
Tomar ou Aplicar Colágeno: Qual a Melhor Opção?
O colágeno é uma proteína fundamental encontrada no corpo humano, mas que diminui com o tempo e muitas pessoas consideram tomar suplementos quando os sinais do envelhecimento aparecem. Mas você sabe as diferenças entre tomar, aplicar cremes ou injetáveis de colágeno?
Leia mais
Colágeno é Seguro para Cachorros?
Você já se perguntou se colágeno é seguro para cachorros? Leia este artigo e saiba mais sobre os benefícios da suplementação de colágeno para cachorros.
Leia mais
Acessar o blog