Colágeno engorda? Descubra agora!

O colágeno é uma proteína encontrada naturalmente em muitos tecidos do corpo, incluindo a pele, ossos e articulações, ele é muito importante para o funcionamento do nosso corpo. Na forma hidrolisada e de peptídeos de colágeno é frequentemente usado como suplemento alimentar. No entanto, há uma preocupação de que o consumo de colágeno possa levar ao ganho de peso.

Assim como qualquer outra proteína, o colágeno tem calorias: 1g desta proteína provê 4 kcal. No entanto, a dose diária recomendada de colágeno é de aproximadamente 10g dependendo do fabricante, o que não é relevante para incremento calórico que seria responsável pelo ganho de peso. Entretanto, muitos suplementos de colágeno no mercado contêm outros ingredientes, como açúcares, adoçantes, mix de vitaminas e saborizantes, que podem adicionar calorias ao produto, esses itens precisam também ser analisados como um conjunto na alimentação diária.

O colágeno, por ser uma proteína, possui benefícios que vão além do cuidado com pele, ossos e articulação, podendo auxiliar na saciedade e redução de apetite quando ingeridos nos momentos adequados. Sendo ele também um ótimo aliado para a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada.

É importante lembrar que o ganho de peso é causado por um desequilíbrio entre a ingestão calórica e o gasto calórico, e não pode ser diretamente associado ao colágeno. Se você está consumindo mais calorias do que gastando, você ganhará peso, independentemente do tipo de calorias que você está consumindo. Portanto, é importante manter um equilíbrio saudável entre a ingestão calórica e o gasto calórico, independentemente de se você está consumindo colágeno ou qualquer outro suplemento.

Em resumo, o colágeno por si só não engorda. O importante é manter uma dieta saudável e equilibrada, e praticar exercícios físicos.

Vivian Zague
May 17, 2023
Conheça outros conteúdos!
Qual a diferença entre Controle e Gestão de Qualidade?
Qualidade é uma das áreas essenciais para o funcionamento de qualquer fábrica, mas você sabe a diferença entre “Controle de Qualidade” e “Garantia de Qualidade”?
Leia mais
Tomar ou Aplicar Colágeno: Qual a Melhor Opção?
O colágeno é uma proteína fundamental encontrada no corpo humano, mas que diminui com o tempo e muitas pessoas consideram tomar suplementos quando os sinais do envelhecimento aparecem. Mas você sabe as diferenças entre tomar, aplicar cremes ou injetáveis de colágeno?
Leia mais
Colágeno é Seguro para Cachorros?
Você já se perguntou se colágeno é seguro para cachorros? Leia este artigo e saiba mais sobre os benefícios da suplementação de colágeno para cachorros.
Leia mais
Acessar o blog