Quais os benefícios do colágeno para pele, cabelo e unhas?

O colágeno é uma proteína estrutural importante para a saúde e beleza da pele, cabelos e unhas. À medida que envelhecemos, a produção natural de colágeno diminui, o que pode levar a rugas, flacidez, perda de elasticidade da pele, cabelos quebradiços e unhas fracas. Felizmente, suplementos de colágeno estão se tornando cada vez mais populares como uma forma de melhorar a aparência estética.

O colágeno, na forma hidrolisada de peptídeos de colágeno, é facilmente absorvido pelo organismo. Uma vez absorvido, os peptídeos de colágeno são utilizados para produzir mais colágeno. Isso ajuda a aumentar a formação de colágeno na pele, cabelos e unhas, melhorando sua saúde e aparência.

Além disso, o colágeno contém aminoácidos que são importantes para a saúde do corpo humano, incluindo glicina, prolina e hidroxiprolina. Esses aminoácidos são importantes para a produção de queratina, uma proteína encontrada nos cabelos e unhas, além de ajudar a manter a hidratação e a elasticidade da pele.

Vamos conhecer os benefícios do colágeno com base nos estudos científicos publicados:  

- Benefícios do colágeno para a pele

Os estudos têm mostrado que a suplementação com peptídeos de colágeno promove redução de rugas, aumento da hidratação, aumento da produção de colágeno, aumento da densidade de colágeno na derme, melhora da firmeza e elasticidade da pele. Além disso, alguns estudos reportam que o colágeno também pode ajudar a prevenir os danos causados pela exposição ao sol e a melhorar a aparência de cicatrizes e estrias.

 

- Benefícios do colágeno para os cabelos

Os cabelos são compostos principalmente de queratina, que é uma proteína fibrosa e resistente, que dá aos cabelos sua força e elasticidade. No entanto, o colágeno é uma parte importante da matriz extracelular que envolve o folículo piloso, onde o cabelo é produzido. Acredita-se que o colágeno na matriz extracelular do folículo piloso possa ter um papel na regulação do crescimento e da estrutura do cabelo.

Alguns estudos demonstraram que a suplementação com peptídeos de colágeno ajuda a melhorar a saúde dos cabelos, com melhora significativa na espessura e na densidade capilar e redução da quebra.

 

- Benefícios do colágeno para as unhas

As unhas também são compostas principalmente de queratina, mas o colágeno também está presente na matriz ungueal, que é a camada de tecido abaixo da superfície da unha. A matriz ungueal é responsável pela produção de novas células de unha e sua incorporação na unha existente, e o colágeno na matriz ungueal pode ajudar a manter a integridade estrutural e a saúde das unhas.

Assim como para os cabelos, estudos reportaram que a suplementação com peptídeos de colágeno promoveu melhora significativa na aparência das unhas, incluindo redução de unhas quebradiças e aumento da taxa de crescimento.

 

Embora cabelos e unhas não sejam compostos principalmente de colágeno, a suplementação com colágeno hidrolisado pode beneficiar sua saúde e aparência. Isso ocorre porque o colágeno é uma proteína importante para a saúde e função de todo o corpo. A suplementação com colágeno hidrolisado pode ajudar a melhorar a produção de colágeno no corpo, o que pode levar a benefícios para a saúde e aparência do cabelo e das unhas, além da pele.

Vivian Zague
March 21, 2023
Conheça outros conteúdos!
Você sabia que a suplementação com Peptídeos de Colágeno pode melhorar a qualidade do seu sono?
Está com problemas para dormir? Descubra como os Peptídeos de Colágeno GENU-IN LIFE, ricos em glicina, podem melhorar a qualidade do seu sono e combater a insônia.
Leia mais
Descubra como os Peptídeos de Colágeno podem ajudar na saúde intestinal
A saúde intestinal é fundamental e merece nossa atenção! Descubra neste texto como a suplementação com os Peptídeos de Colágeno GENU-IN LIFE pode fortalecer suas junções intestinais.
Leia mais
Qual a diferença entre Controle e Gestão de Qualidade?
Qualidade é uma das áreas essenciais para o funcionamento de qualquer fábrica, mas você sabe a diferença entre “Controle de Qualidade” e “Garantia de Qualidade”?
Leia mais
Acessar o blog