Você Sabe Quais os Principais Tipos de Colágeno no Corpo Humano?

O colágeno é a proteína estrutural mais abundante no corpo humano, ele tem um papel fundamental de sustentação, resistência, elasticidade, integridade estrutural dos tecidos e vitalidade das células.

Você sabe quais os principais tipos?

É por isso que nós o chamamos de Proteína Da Vida! Ele é encontrado no corpo todo e existem vários tipos de colágeno, aproximadamente 28 tipos já foram reportados na literatura, chamamos de família de colágeno, e eles diferem entre si pela estrutura e organização moleculares. Embora diferentes tecidos possam ter os mesmos tipos de colágeno, a predominância de um tipo específico influencia as características estruturais de cada órgão ou tecido (como firmeza, elasticidade, flexibilidade e resistência mecânica).

Conheça aqui um pouco mais as sobre as três principais famílias de colágeno:

- Colágeno tipo I

É o tipo de colágeno mais abundante no organismo humano e se apresenta na forma de fibras longas e espessas. É o colágeno mais resistente à tensão mecânica de toda família e, por isso, está presente em tecidos que precisam ter muita resistência, como pele, tendões e ossos.

- Colágeno tipo II

Se apresenta como fibras menores, mais finas e associa-se a outras proteínas da matriz extracelular, ligando-se fortemente à água, por exemplo. Tem forte capacidade de amortecer impacto, e por esta razão é um dos principais constituintes das cartilagens das articulações.

- Colágeno tipo III

Se apresenta como fibras delicadas e finas que normalmente são encontradas em tecidos que possuem um certo grau de elasticidade, como artérias, pele, intestinos, útero, fáscias e ligamentos.

 

Em todas as suas formas, o colágeno é uma proteína crucial para a saúde e o bom funcionamento do corpo humano.

Vivian Zague
January 31, 2023
Conheça outros conteúdos!
Qual a diferença entre Controle e Gestão de Qualidade?
Qualidade é uma das áreas essenciais para o funcionamento de qualquer fábrica, mas você sabe a diferença entre “Controle de Qualidade” e “Garantia de Qualidade”?
Leia mais
Tomar ou Aplicar Colágeno: Qual a Melhor Opção?
O colágeno é uma proteína fundamental encontrada no corpo humano, mas que diminui com o tempo e muitas pessoas consideram tomar suplementos quando os sinais do envelhecimento aparecem. Mas você sabe as diferenças entre tomar, aplicar cremes ou injetáveis de colágeno?
Leia mais
Colágeno é Seguro para Cachorros?
Você já se perguntou se colágeno é seguro para cachorros? Leia este artigo e saiba mais sobre os benefícios da suplementação de colágeno para cachorros.
Leia mais
Acessar o blog